Viagem do Elefante - Rota Turística Literária

‘Viagem do Elefante’ marca novo projecto de turismo literário no Interior

O dia 8 de Junho marcou o lançamento da Rota Turística Literária inspirada na obra ‘A Viagem do Elefante’ de José Saramago, numa iniciativa desenvolvida pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, que vai recriar o percurso narrado do elefante Salomão.
A obra ‘A Viagem do Elefante’ de José Saramago vai inspirar a criação de uma nova oferta turística no interior do país, associada ao Turismo Literário – produto turístico inovador -, com o objectivo de reforçar a capacidade de atracção de novos fluxos turísticos e a aceleração do investimento em contextos territoriais de baixa densidade.
O projecto ‘Viagem do Elefante’ trata-se de uma operação para a qualificação, estruturação e promoção do Turismo Literário, enquanto produto turístico emergente, coordenado pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com o apoio do Turismo de Portugal, I.P..
Juntam-se a este projecto a Fundação José Saramago, a Direcção Regional de Cultura do Centro, a Turismo do Centro de Portugal e os Municípios de Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Lisboa, Pinhel e Sabugal, aos que se juntaram, entretanto, os Municípios de Almeida e da Guarda, este último no decurso dos trabalhos da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027.
A constituição desta nova oferta, em articulação com esta rede alargada de parceiros, promete funcionar como um motor de desenvolvimento turístico e regional, de um modo coeso e integrado, em territórios que combinam factores preponderantes, como a existência de um vasto e diversificado património cultural e literário, a par com os recentes investimentos efectuados para a criação de condições de acolhimento e fruição turística.
O projecto encerra um programa de acção destinado à qualificação, estruturação e promoção turística, compatibilizando as práticas tradicionais de qualificação e informação turística, com os modelos de vanguarda e de inovação associados ao Smart Tourism. De entre várias iniciativas, está prevista a criação de uma App para dispositivos móveis que permitirá orientar interactivamente o utilizador na sua visita e ter acesso a conteúdos informacionais sobre os diversos pontos de interesse, recorrendo à tecnologia de realidade aumentada.
A apresentação pública do projecto ‘Viagem do Elefante – Rota Turística Literária’, no dia 8 de Junho, decorreu na Casa dos Bicos (Fundação José Saramago), pelas 17:00h.
Salvaguardando todas as condições de segurança aconselhadas pela Direcção Geral de Saúde (DGS), o evento foi limitado a convidados.
O projecto ‘Viagem do Elefante’, financiado pelo Turismo de Portugal, IP, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, assume-se a par de outras ofertas turísticas no território, como uma proposta activa de valorização dos recursos endógenos das regiões e da criação de novos serviços turísticos.
A Territórios do Côa acumula experiência no trabalho e na prossecução de iniciativas associadas à obra de José Saramago, pelo que acredita que esta será também uma oportunidade para a população local reviver momentos tão marcantes e com potencial de atracção de turistas e visitantes, bem como um devido impulso à cultura na Beira Interior.
Na mesma ocasião, no dia 8 de Junho, foi também apresentada aquela que se entende ser uma importantíssima actividade complementar à Rota Turística Literária. Trata-se do Off Road Caminho de Salomão, organizado pelo Clube Escape Livre e cujo arranque será no próximo ano.

Apresentação Viagem do Elefante Rota Turística Literária

Reportagem José Saramago

Partilhar
Voltar ao topo